9 RAZÕES QUE COMPROVAM A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO

 



O sedentarismo é uma das maiores causas de mortes e problemas de saúde em brasileiros. Nesse cenário, você precisa conhecer a importância do exercício físico dentro da rotina para ter uma vida mais saudável e equilibrada.

E o melhor de tudo é que não é necessário passar horas dentro da academia para ter uma maior qualidade de vida. É possível ir introduzindo sessões de atividades físicas aos poucos até o corpo ir se acostumando à nova rotina.

Se interessou em saber mais? Neste post, vamos listar 9 benefícios que comprovam que fazer atividade física é importante para manter a saúde e trazer mais qualidade de vida. Acompanhe a leitura!

1. Prevenção de doenças

A atividade física diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Isso porque, ao colocar o corpo em movimento, o organismo produz uma lipoproteína de alta densidade (HDL), conhecida como “bom” colesterol, reduz o mau colesterol e diminui o nível de triglicérides no sangue.

Isso melhora o fluxo sanguíneo e reduz o risco de doenças do coração, além de prevenir o AVC (Acidente Vascular Cerebral), síndrome metabólica, diabetes tipo 2, artrite, síndrome dos ovários policísticos (SOP) e até mesmo alguns tipos de câncer.

2. Controla a pressão arterial

Você pode optar por atividades simples, como corrida, bike, caminhada, natação, subir e descer escadas. Os exercícios aeróbios são os mais indicados pelos médicos. Essa prática regular promove uma maior resistência do coração e reduz a pressão arterial e os riscos de doenças cardíacas.

3. Aumenta a força muscular

O esforço contínuo e duradouro contribui para o fortalecimento e a tonificação dos músculos. Logo, em poucos meses você percebe que ganhou força muscular e que a musculatura está mais aparente. A atividade física também contribui para a prevenção de lesões; os exercícios focados na musculação costumam ser os mais indicados pelos médicos.

4. Melhora a qualidade do sono

O organismo precisa dormir aproximadamente 8 horas por dia para manter as suas funções orgânicas de modo saudável. Nesse sentido, a prática de exercício físico contribui diretamente para reduzir o risco de insônia e controlar a síndrome das pernas inquietas, uma vez que a movimentação do corpo controla os ciclos circadianos (funciona como uma espécie de relógio biológico).

Assim, se você costuma sofrer de insônia e outros problemas durante o sono, o ideal é praticar atividades físicas pela manhã ou durante a tarde. Sendo assim, o corpo vai liberar endorfina durante o dia e você se sentirá com mais disposição e energia. Por sua vez, se você preferir fazer exercícios à noite, opte por uma atividade mais leve para evitar a insônia, uma vez que logo após a prática de atividade física as pessoas costumam ficar mais alertas e ativas, o que dificulta o sono.

5. Controla o peso

Ter um corpo em forma é um dos maiores objetivos de quem pratica exercícios físicos. De fato, a prática regular de atividade física contribui para a perda da gordura corporal, reduz o excesso de peso e previne a obesidade e diabetes. Isso porque, ao movimentar o corpo, você queima calorias (e quanto mais intenso for o ritmo do exercício, maior será a queima).

Nesse sentido, a corrida é uma excelente opção para quem deseja perder uns quilos extras. No entanto, ela causa um impacto forte e talvez não seja a mais indicada por quem sofre de problemas nas articulações e tendões. Nesses casos, o ideal é optar por uma caminhada leve, natação ou bicicleta ergométrica.

De qualquer forma, a prática de atividades físicas está diretamente relacionada com uma alimentação equilibrada. Por isso, a perda de peso só será efetiva com a adoção de uma dieta saudável.

6. Melhora a qualidade da respiração

A respiração também se fortalece por meio da atividade física. O recomendado é que você inspire pelo nariz e solte o ar pela boca, o que evita que você fique com falta de ar durante os exercícios. Ao fortalecer o sistema respiratório, há menos riscos do aparecimento de bronquite, asma e outras doenças respiratórias.

7. Aumenta a sensação de felicidade

Durante a prática do exercício físico, o corpo libera substâncias químicas importantes, como a dopamina e a serotonina, que são hormônios que promovem a sensação de prazer e bem-estar. Elas ajudam a ter um maior controle sobre as emoções.

Com o tempo, você vai perceber uma melhora no seu humor e vai vivenciar dias mais alegres e agradáveis, além de ter mais motivação para executar as tarefas rotineiras. Sendo assim, os riscos de desenvolver sintomas de depressão, estresse e ansiedade são menores.

É importante mencionar que a depressão e outros problemas de ordem emocional e psiquiátrica devem ser devidamente tratados com um acompanhamento médico. O exercício físico serve como um coadjuvante para auxiliar no tratamento, mas não substitui o trabalho do psicólogo ou psiquiatra.

8. Melhora a flexibilidade

O exercício contribui para que o praticante desenvolva uma maior flexibilidade. Portanto, inclua alguns momentos de alongamento antes, durante e depois da atividade física. Esse cuidado é importante, uma vez que a elasticidade ajuda a fortalecer os tendões e ligamentos, reduzindo problemas de encurtamento e melhorando a execução das tarefas diárias com mais facilidade.

9.    Promove a socialização

A prática de exercícios físicos em grupo é uma forma de conhecer novas pessoas e ter mais motivação para continuar os treinos; trata-se de uma excelente oportunidade para socializar e fazer novas amizades. Você pode escolher se exercitar em uma academia e fazer aulas coletivas ou então encontrar grupos que praticam aulas em ambientes externos, como praças. Além disso, há exercícios para crianças, o que permite fazer atividades em família.

Conhecer a importância do exercício físico é fundamental para evitar os riscos do sedentarismo e viver de forma mais saudável. Os benefícios de movimentar o corpo já foram comprovados pela ciência. Existem muitas opções de atividades, desde uma simples caminhada até a natação, passando pela musculação e outros esportes. Portanto, você não tem desculpa para não se mexer!

Cada vez mais, as pessoas têm percebido a necessidade de se conectar com a natureza para ter mais qualidade de vida. Saiba como ter um estilo de vida sustentável!

Comentários